Decisão da Meta torna regulação das redes mais urgente, diz Messias

Decisão da Meta torna regulação das redes mais urgente, diz Messias

Ministro da AGU afirma que anúncio da empresa de que vai eliminar checagens intensifica desordem informacional

    O advogado-geral da União, Jorge Messias, diz que a decisão da Meta de eliminar checagem das postagens de suas plataformas em nome da defesa absoluta da liberdade de expressão dá mais urgência ao debate sobre a regulação das redes sociais no Brasil.

Segundo ele, “torna-se ainda mais premente a necessidade de criar um novo marco jurídico para a regulação das redes sociais no Brasil”.

No momento, o Supremo Tribunal Federal julga a responsabilização das plataformas por conteúdos falsos ou criminosos, dentro da discussão sobre o Marco Civil da Internet.

Para Messias, a Meta decidiu focar na expansão de seu modelo de negócios. “Infelizmente, como os algoritmos da empresa são secretos, essa escolha tende a intensificar a desordem informacional em um ecossistema digital que já enfrenta desafios significativos relacionados à disseminação de fake news e discursos de ódio”, afirmou.

A AGU é um dos órgãos do governo Lula que vêm se dedicando ao combate à desinformação, tendo criado uma procuradoria especial para cuidar deste tema. Segundo o ministro, a Meta até o momento vinha colaborando com esse trabalho, até esta guinada do discurso do proprietário da empresa, Mark Zuckerberg


Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *