Haddad tem semana decisiva para pauta econômica no Congresso em meio a insatisfação de parlamentares
BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem uma semana decisiva no Congresso, com três votações importantes na área econômica e costuras políticas que vão determinar sua capacidade de cumprir as promessas feitas na área fiscal.
A reforma tributária chega à fase do “mata-mata” no Senado, como definiu o senador Efraim Filho (União-PB), e também está na previsão de senadores aprovar a desoneração da folha de pagamentos, projeto o qual o governo trabalha contra e que pode ter impacto fiscal próximo a R$ 20 bilhões por ano para os cofres públicos.
Na agenda da Câmara, depois de duas semanas sem Arthur Lira (PP-AL), que voltou de viagem, a expectativa é que o projeto de taxação dos fundos dos “super-ricos”, que tranca a pauta desde a semana passada, seja colocado em votação, segundo previsão feita pelo relator, Pedro Paulo (PSD-RJ).
A confirmação, no entanto, depende de reunião de Lira com líderes partidários nesta terça-feira, 24 – que promete reunir insatisfeitos com o atraso no pagamento represado de emendas e nomeações para cargos políticos, como as presidências da Funasa e da Caixa.
Nenhum dos temas em discussão trata de redução de despesas, mas de aumento de arrecadação ou de despesas.
Fonte: Estadão