Homero Costa Advogados

+55 (31) 3282-4363
advocacia@homerocosta.adv.br

Notícias



Cidades onde empresas crescem têm burocracia maior que a média do País

Sexta-feira 27 de Novembro de 2015.

Enquanto o tempo médio para abertura de empresas no Brasil é de 83 dias, nos municípios com companhias com elevada taxa de expansão é de 129; regularização de imóveis demanda 153 dias

Melhora de ambiente regulatório aceleraria processo de desenvolvimento dos municípios brasileiros

São Paulo - Nas cidades brasileiras onde estão os negócios de alto crescimento, o tempo de abertura de empresas e de regularização de imóveis são maiores do que a média nacional.

Estudo da rede de empreendedores Endeavor mostra que, nesses municípios, leva-se, em média, 129 dias para se abrir uma empresa, enquanto a média brasileira é de 83 dias, segundo o ranking internacional de competitividade Doing Business. Nesse levantamento, que avalia 189 economias, o País ocupa a 174ª posição em facilidade de abertura de empresas.

O ranking internacional leva em conta dados das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, principais polos econômicos brasileiros.

Já para regularizar um imóvel, demora-se 153 dias nas cidades listadas pela Endeavor, ao passo que no Doing Business, essa média é de apenas 31,70 dias, com o Brasil na 130ª posição.

A pesquisa da Endeavor contempla, além de cidades do Sudeste e do Sul, municípios do Nordeste e Centro-Oeste, como Fortaleza, Recife, São Luís, Belém, João Pessoa, Salvador, Porto Alegre, Maceió, Aracaju, Teresina, Cuiabá, Goiânia, Brasília, entre outras localidades.

"Esses municípios possuem empresas que avançam de forma acelerada. As companhias sondadas cresceram a uma taxa de, pelo menos, 20% ao ano, nos últimos 3 anos, e são responsáveis por 40% das novas vagas de emprego. Portanto, com esse estudo, queremos fazer uma provocação: a de que, resolvendo gargalos burocráticos, é possível acelerar esse processo de expansão", diz João Melhado, gerente de pesquisa e mobilização da Endeavor.

"Isso se torna ainda mais urgente em um momento de crise", acrescenta o especialista, informando que os dados da pesquisa foram colhidos entre julho e agosto deste ano.

Expansão de mercado

José Balian, professor do curso de administração da ESPM, analisa que, na última década, houve uma migração de empresas para regiões fora do eixo Rio-São Paulo, em busca de novos mercados, dado o esgotamento dos grandes centros.

Contudo, essa expansão não veio acompanhada de melhoras na burocracia. "Um aprimoramento no ambiente regulatório agilizaria ainda mais o processo de crescimento das companhias, tendo em vista que elas já estão avançando a despeito de todas as dificuldades", ressalta Balian.

Comparações

O estudo da Endeavor mostrou ainda as diferenças entre as cidades, com a média de abertura de empresas variando de 24 dias em Uberlândia (MG), até 304, em Caxias do Sul (RS).

Segundo a rede de empreendedores, a maior celeridade dos processos em Minas Gerais, deve-se ao programa Minas Fácil, serviço prestado pela junta comercial do estado em parceria com outros órgãos públicos: Receita Federal do Brasil, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Militar e Prefeituras Municipais. Por meio deste serviço, o empreendedor cumpre menos etapa na abertura de empresas do que a média geral do País.

O Brasil também perde para outros países em desenvolvimento, como o México (6,3 dias), Chile (5,5 dias) e Índia (28,4 dias), por exemplo.

No início deste ano, a Câmara de Comércio Norte Americana lançou um estudo avaliando o ambiente regulatório de 10 cidades no país.

A maioria delas apresentou um tempo entre 5 a 8 dias para abertura de empresas.

Paula Salati

__________

Fonte: Diário Comércio Indústria & Serviços

Nossa Missão:

Apoiar os  nossos Clientes na realização de seus negócios, evitando-se litígios, prestando serviços jurídicos compromissados com a ética, responsabilidade e excelência.

Rua Manoel Couto, 105 Cidade Jardim CEP 30380-080 Belo Horizonte MG / Tel.: 31 3282-4363 Cel.: 31 9613-2297 e 31 9834-6892 Fax: 31 3281-2015
SITE DESENVOLVIDO POR ACT COMUNICAÇÃO EM PARCERIA COM READYPORTAL