Homero Costa Advogados

+55 (31) 3282-4363
advocacia@homerocosta.adv.br

Publicações



Notícias



Cade recomenda condenação de frigorífico Independência

Segunda-feira 18 de Setembro de 2017.

A Superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou ao tribunal do órgão antitruste a condenação de José Batista Júnior e do frigorífico Independência.

A recomendação se refere a processo administrativo sobre formação de cartel no mercado nacional de compra de gado para abate, de acordo com despacho no Diário Oficial da União da última sexta-feira (15).

O empresário é o irmão mais velho de Joesley e Wesley Batista, que atualmente estão presos por envolvimento em um grande escândalo de corrupção e são investigados em diversas operações da Polícia Federal.

Batista Júnior chegou a comandar os negócios da família, sendo presidente da Friboi, empresa que antecedeu a JBS, antes de vender sua participação na holding J&F Investimentos, em 2013, com vistas a se candidatar ao cargo de governador de Goiás pelo PMDB.

O processo administrativo foi instaurado em 2006 e entre o material analisado no processo sobre formação de cartel estão documentos que tratavam de alegações sobre a formação de cartel de compra de gado bovino para abate e gravações.

Conforme nota técnica no site da autarquia, Batista Jr "coordenou um cartel de compra de carne de gado bovino para abate, com fixação de preços e divisão de mercados, nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, com a participação do frigorífico Independência."

O frigorífico Independência decretou falência há aproximadamente uma década.

Procuradoria

O Cade ainda recomendou que cópias de documentos contendo os resultados do processo administrativo contra Batista Júnior e o frigorífico Independência sejam submetidos à Procuradoria da República em Mato Grosso e à Superintendência Regional da Polícia Federal para que "examinem a possibilidade de reabertura de inquérito policial."

As ações da maior processadora de carnes do mundo subiam mais de 2% na última sexta-feira (15) no período da tarde, entretanto ainda acumulavam retração de mais de 22% desde o começo deste ano. /Agências

___________

Fonte: Diário Comércio Indústria & Serviços



Nossa Missão:

Apoiar os  nossos Clientes na realização de seus negócios, evitando-se litígios, prestando serviços jurídicos compromissados com a ética, responsabilidade e excelência.

Rua Manoel Couto, 105 Cidade Jardim CEP 30380-080 Belo Horizonte MG / Tel.: 31 3282-4363 Cel.: 31 9613-2297 e 31 9834-6892 Fax: 31 3281-2015
SITE DESENVOLVIDO POR ACT COMUNICAÇÃO EM PARCERIA COM READYPORTAL