Homero Costa Advogados

+55 (31) 3282-4363
advocacia@homerocosta.adv.br

Publicações



Notícias



Cade aprova a aquisição da Masisa

Sexta-feira 17 de Novembro de 2017.

Superintendência-geral do órgão entendeu que termos do acordo de compra e venda entre chilena Arauco e a brasileira reduzem riscos anticompetitivos

São Paulo - A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra da produtora de painéis de madeira Masisa do Brasil pelo grupo chileno Arauco, de acordo com despacho publicado nesta quinta-feira (16) no Diário Oficial da União.

A transação, avaliada em US$ 102,8 milhões, prevê a aquisição pelo grupo florestal chileno Arauco de fábricas da Masisa localizadas em Ponta Grossa, no Paraná, e Montenegro, no Rio Grande do Sul.

A Masisa do Brasil, do grupo Masisa, atua na produção de painéis de madeira utilizado pela indústria moveleira, dentre eles MDF (Fibras de Média Densidade, na sigla em inglês) e MDP (Partículas de Média Densidade). Além do Brasil, o grupo chileno tem unidades em outros países da América Latina como o México, Chile, Argentina e Venezuela, além de florestas no Chile, Argentina e Venezuela. A Arauco do Brasil tem como atividade principal a fabricação de painéis de madeira de MDF e de MDP. O Grupo Arauco, divisão florestal da Empresas Copec possui seis empresas no Brasil com atividades química, industrial e florestais, além de participação societária em outras duas empresas brasileiras.

De acordo com o despacho, as empresas assumiram "compromisso de não concorrência e de não aliciamento com o negócio adquirido pelo período de três anos após o fechamento", de forma a evitar que a Masisa exerça pressão competitiva com a operação que foi adquirida em um curto período de tempo.

"Pelo exame dos termos da cláusula de não concorrência, bem como sua duração proposta, a Superintendência-Geral entende que os termos são compatíveis com a jurisprudência do Cade", disse o órgão em despacho.

O Cade analisou o impacto da transação, anunciada no início de setembro, para os mercados de plantação de florestas para extração de madeira, de painéis de MDF e MDP e de resinas melamínicas.

A expansão da Arauco no Brasil, também uma das maiores produtoras de celulose do mundo, ocorre após o fracasso de suas negociações com a J&F Investimentos pela Eldorado Brasil. Com a aquisição da Masisa no Brasil, a Arauco poderá se consolidar como o segundo maior produtor mundial de painéis do País.

Aquisição

O acordo de compra e venda foi firmado no dia 7 de setembro e prevê desembolso de aproximadamente US$ 58,1 milhões pelos ativos. A expectativa é que a operação seja concluída até o primeiro trimestre do ano que vem.

A operação se concretizando, a Arauco alcançará a capacidade total de produção de painéis de madeira da ordem de 10 milhões de metros cúbicos, e se tornará o segundo maior produtor do mundo nesse ramo de atuação.

Da redação

___________

Fonte: Diário Comércio Indústria & Serviços



Nossa Missão:

Apoiar os  nossos Clientes na realização de seus negócios, evitando-se litígios, prestando serviços jurídicos compromissados com a ética, responsabilidade e excelência.

Rua Manoel Couto, 105 Cidade Jardim CEP 30380-080 Belo Horizonte MG / Tel.: 31 3282-4363 Cel.: 31 9613-2297 e 31 9834-6892 Fax: 31 3281-2015
SITE DESENVOLVIDO POR ACT COMUNICAÇÃO EM PARCERIA COM READYPORTAL