Homero Costa Advogados

+55 (31) 3282-4363
advocacia@homerocosta.adv.br

Notícias



Após Jogos, Rio tem aumento de ações trabalhistas

Segunda-feira 03 de Outubro de 2016.

Por Robson Sales | Do Rio

O Tribunal Regional do Trabalho do Rio recebeu 49 mil ações trabalhistas apenas no mês de agosto, número acima da média registrada nos meses anteriores. O fim das obras para a Olimpíada e a dispensa de contratos temporários após os Jogos Rio 2016 provocaram o crescimento. Entre janeiro e julho, o TRT havia registrado 137 mil ações - 13 mil a mais que em igual período do ano passado.

Levantamento do TRT mostra que só a construção civil, com a chegada da maior competição esportiva do mundo, fez 21 mil demissões. Um em cada três trabalhadores do setor é de fora do Rio.

A juíza Clea Couto, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra1) diz que o fim dos Jogos é uma pressão a mais no mercado de trabalho do Rio, que já vinha sofrendo com a retração das operações da Petrobras e o fechamento de empresas ligadas à estatal, além da crise econômica no país, que já soma 11,8 milhões de desempregados.

Embora tenha ajudado a encher bares e restaurantes, a Olimpíada não foi suficiente para reverter a queda de faturamento do setor no ano. A receita, em média, é cerca de 15% menor agora em relação ao ano passado, segundo o sindicato que reúne os empresários da área.

Os recursos de governos e empresas secaram e a recuperação ainda não está no horizonte, afirma Pedro de Lamare, presidente do SindRio.

Uma das alternativas para a gerar empregos está na atração de mais eventos para o Rio, aproveitando a infraestrutura que foi criada para os Jogos. A rede hoteleira cresceu e melhorou, surgiram novos centros de convenções e a mobilidade avançou com a implantação de corredores de ônibus e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A indústria do turismo carioca formou um comitê e busca incentivos. No mês passado, o Encontro do Setor de Feiras e Eventos do Rio (Esfe-RJ) reuniu autoridades e empresários para discutir o assunto. O evento terminou com uma meta para atração de eventos, garantiu quatro conferências em 2018 e outras estão na mira. Em 2020 a cidade recebe o Congresso Mundial de Arquitetos.

__________

Fonte: Valor Econômico

Nossa Missão:

Apoiar os  nossos Clientes na realização de seus negócios, evitando-se litígios, prestando serviços jurídicos compromissados com a ética, responsabilidade e excelência.

Rua Manoel Couto, 105 Cidade Jardim CEP 30380-080 Belo Horizonte MG / Tel.: 31 3282-4363 Cel.: 31 9613-2297 e 31 9834-6892 Fax: 31 3281-2015
SITE DESENVOLVIDO POR ACT COMUNICAÇÃO EM PARCERIA COM READYPORTAL